Para cima
       
       
@ZIMUTES
- NOTÍCIAS DO AGRUPAMENTO

  • Entrega da 1ª Insígnia da Lusofonia do CNE
    04 de Fevereiro de 2016

    luso
    Insígnia da Lusofonia - Ainda na Formatura de Agrupamento, deu-se a entrega da Insígnia da Lusofonia aos Exploradores António Neto e Helena Pequeno. A insígnia foi entregue por um membro da Secretaria Internacional do CNE, que veio especialmente para o efeito, uma vez que estes dois jovens são os primeiros do país a recebê-la. Parabéns Exploradores!

  • CATARINA OLIVEIRA - Publicado por Jorge Emídio - 22 Jun 2015
    Atual chefe da Alcateia é a única candidata ao cargo de Chefe de Agrupamento.
    Pela primeira vez na história do Agrupamento, vamos ter uma mulher a ocupar este cargo.

    Bravo, Bravo, Bravíssimo !
     

  • ELEIÇÃO CA 2015 | 2018 - Publicado por Jorge Emídio - 22 Jun 2015
    O Chefe António Menezes que dirigiu os destinos do A75 nos últimos três anos vai terminar funções.
    No próximo dia 27 de Junho o Agrupamento 75 vai eleger um novo Chefe de Agrupamento.

    Convocatória Conselho de Agrupamento
    +
     

  • INSÍGNIA DE MADEIRA - Publicado por Jorge Emídio - 17 Jan 2015
    No passado dia 16 de Janeiro em cerimónia regional o nosso Chefe Tiago Sousa recebeu a Insígnia de Madeira. Parabéns Chefe!

     

  • PRESÉPIO A75 - Publicado por Alex Ripoll - 13 Dez 2014
    Presépio construído por vários elementos das 4 seções e montado no hall de entrada da sede do nosso agrupamento.

     

  • INÊS OLIVEIRA - CABEÇA DE LOBO - Publicado por Alex Ripoll - 13 Dez 2014
    Pelo brilhante percurso realizado na Alcateia ao longo de vários anos, a Lobita (hoje Noviça a Exploradora) Inês Oliveira foi agraciada com a distinção Cabeça de Lobo. Parabéns Inês! Ver Quadro de Honra

     

  • PARTIDA DE CAMINHEIROS - Publicado por Alex Ripoll - 07 Dez 2014
    Inserida na Festa do Advento, realizada hoje, deu-se a Cerimónia de Partida de 3 caminheiros do Clã Santa Eufémia. Contrariamente ao que se possa pensar, estes jovens não "chegam" ao fim da sua caminhada, mas "partem", uma vez que no Escutismo, o fim de uma etapa implica sempre o início de outra. De facto, os três (Mariana, Margarida e Francisco) já iniciaram o curso para dirigentes do CNE e integram as equipas de animação da Alcateia, Expedição e Comunidade. Como disse o Francisco, que é membro do 75 desde lobito: "Chegou a hora de passarmos aos mais jovens tudo aquilo que aprendemos enquanto pertencemos às secções." No fim, o Clã ofereceu-lhes uma camisola que tinha à frente as alcunhas por que são conhecidos e, por trás, a Oração da Partida. Parabéns Nana, Guidinha e Kiko! Os mais novos do agrupamento esperam muito de vocês! Servir!
     

  • MATILDE SOARES | HELENA MENDONÇA - ANILHA DE MÉRITO - Publicado por Alex Ripoll - 08 Nov 2014
    Num dia muito especial para o Agrupamento, houve oportunidade para reconhecer o mérito de duas exploradoras (hoje Noviças a Pioneiras): Helena Mendonça e Matilde Soares que, ao longo de 4 anos na Expedição do Estoril, atingiram todos os obj
    etivos educativos das suas Progressões Pessoais e conseguiram inspirar nos Exploradores o zelo pelo cumprimento da Lei, Promessa e Princípios Escutas. Pelo seu empenho, a Equipa de Animação da Expedição e a Direção do Agrupamento propuseram e o CNE concedeu-lhes a condecoração Nó de Mérito. Os membros das suas antigas patrulhas não deixaram de as cumprimentar, afinal, enquanto Guias de Patrulha, conseguiram manter um notável espírito de união. Parabéns Helena e Matilde!
     

  • CRUZ DE SÃO JORGE - CATARINA VICENTE - Publicado por Alex Ripoll - 08 Nov 2014
    O Agrupamento 75 prestou homenagem à sua Chefe de Clã, Catarina Vicente, por ter estado à frente do Projeto Marcas, apoiando e incentivando os Caminheiros a levarem a cabo este grande projeto realizado em São Tomé e Príncipe...
    .
    Por ter promovido internacionalmente o nome do nosso Agrupamento e, consequentemente, do CNE, o Corpo Nacional de Escutas outorgou-lhe a condecoração Cruz de São Jorge, em Grau Prata. Parabéns Catarina!
     

  • HELENA MENDONÇA - A ESCUTEIRA DO ANO - Publicado por Alex Ripoll - 05 Out 2014
    Na Sessão Solene de Abertura do Ano, a Exploradora Helena Mendonça recebeu o troféu "O Cavaleiro" por ter sido considerada a melhor escuteira do ano 2013/14. 
    A sua responsabilidade no exercício dos seus cargos (Guia da Patrulha Cavalo e Guia da Expedição) e o facto de ser considerada pelos demais exploradores como um exemplo, foram fundamentais para a escolha.
    Parabéns Helena!

     

  • MELHOR PATRULHA DO ANO - Publicado por Alex Ripoll - 05 Out 2014
    Após um acirrada disputa que durou alguns meses com outras duas patrulhas, sagrou-se vitoriosa a Patrulha Lince, tendo recebido o Troféu "Melhor Patrulha", referente ao ano 2013/14.
    Parabéns Linces!
     

  • ANILHA DE MÉRITO - Publicado por Alex Ripoll - 05 Out 2014
    Por terem atingido todos seus objectivos dos Progressos Pessoais, concluindo os 18 trilhos das suas progressões, as Exploradoras Helena Mendonça e Matilde Soares receberam a Anilha de Mérito.
    Parabéns às duas!

     

  • XXIV ACAREG - Publicado por Alex Ripoll - 18 Ago 2014
    Já voltaram os Exploradores do XXIV ACAREG, realizado em Ferreira do Zêzere, de 2 a 8 de Agosto, os quais representaram o nosso agrupamento nesse grande evento regional, com cerca de 4500 escuteiros, oriundos não só da Região de Lisboa, mas também de Braga, Coimbra, Espanha e Angola. As nossas 5 patrulhas estiveram em dois sub-campos: Cavvanbah e Cabo Prince of Wales (cada um deles com dezenas de patrulhas) e classificaram-se em 1º lugar (Cavalo e Lince) e 3º lugar (Falcão). Com a excelente pontuação que obtiveram, as patrulhas LC e CV provavelmente ficarão nos primeiros cinco lugares na classificação geral (ver abaixo) entre 220 patrulhas do Campo da IIª Seção. Foi o culminar de meses de trabalho de preparação conduzida pela Patrulha Boi, para que os nossos Exploradores representassem o 75 de uma forma condigna e dentro do espírito "Fazer hoje melhor que ontem"!

    CLASSIFICAÇÃO GERAL - ACAREG - IIª SECÇÃO

    1º  416 pts Urso     - Agr. 1008 Forte da Casa
    2º  404 pts Lobo     - Agr. 0317 Alverca
      401 pts Cavalo - Agr. 0075 Estoril Saber +
      396 pts Lince   - Agr. 0075 Estoril Saber +
    5º  370 pts Águia   - Agr. 0055 Amadora
     
    As nossas patrulhas foram ainda as melhores do
    Núcleo da Barra.

    CLASSIFICAÇÃO GERAL - NÚCLEO DA BARRA
      401 pts Cavalo   - Agr. 0075 Estoril      ( 3º no Acareg)
      396 pts Lince     - Agr. 0075 Estoril      ( 4º no Acareg)
    3º  375 pts Tigre       - Agr. 0113 S.D.Rana  (11º no Acareg)
    4º  374 pts Pantera  - Agr. 0113 S.D.Rana   (12º no Acareg)
    5º  370 pts Castor    - Agr. 0774 Queijas      (17º no Acareg)

     

  • TECOREE 2014 - Publicado por Jorge Emídio - 16 Abr 2014
    A Comunidade 61 - Serpa Pinto está de parabéns pela excelente classificação alcançada nesta atividade de nível nacional. Saber +
     

  • PARABÉNS A75 - Publicado por Jorge Emídio - 31 Jan 2014
    Chefe Regional envia felicitações pelo 45º aniversário do Agrupamento 75-Estoril Saber +
     

  • LOUVOR - JUNTA FREGUESIA DO ESTORIL - Publicado por Alex Ripoll - 26 Nov 2013
    O reconhecimento público daquilo que fazemos por dever e com gosto, sob o lema de estarmos Sempre Alertas para Servir.

     

  • CABEÇA DE LOBO - Publicado por Alex Ripoll - 02 Nov 2013
    Pelo seu percurso durante quatro anos na Expedição, as Exploradoras Maria Bolota e Ana Sofia Lourenço receberam a condecoração Cabeça de Lobo, concedida aos que demonstrem fidelidade à Promessa e Lei do Escuteiro, zelo pela sua progressão pessoal e empenho no exercício dos seus cargos (Guias de Patrulha). Parabéns às duas!
     

  • NOVOS DIRIGENTES - Publicado por Alex Ripoll - 02 Nov 2013
    No passado dia 26 de Outubro foram investidas mais três dirigentes do nosso Agrupamento: Catarina Oliveira, Margarida Brito e Valéria Pequeno.
    Todas elas tiveram um percurso brilhante no último CIP e  fazem parte da Equipa de Animação da nossa Alcateia. Parabéns às três!
     

  • ANILHA DE MÉRITO - Publicado por Alex Ripoll - 14 Jul 2013
    A Maria Bolota, da Expedição, atingiu o máximo da sua progressão pessoal, pelo que teve direito a receber a Anilha de Mérito. Ao longo da história do nosso agrupamento, houve vários programas educativos instituídos pelo CNE, tendo havido muitos escuteiros que atingiram a sua progressão máxima. No atual Programa Educativo, a Maria Bolota teve o mérito de ser a primeira do agrupamento a receber esta distinção. Parabéns Maria Bolota!
     

  • 23º RAID STAR - Publicado por Alex Ripoll - 02 Jun 2013
    No próximo dia 15/16 de Junho vai realizar mais uma grande atividade do Agrupamento, este ano subordinado ao tema BVE - Bolsa de Valores do Estoril. Pela primeira vez o Raid Star vai ter a participação de duas Expedições: a de São Pedro / São João do Estoril e São Domingos de Rana, num total de 13 Patrulhas e 80 Exploradores.
     

  • II CORRIDA DE NÓS - Publicado por Jorge Emídio - 21 Abr 2013
    Realizou-se no dia 20 de Abril mais uma grande atividade de agrupamento. Parabéns à Pioneira Sara Sofia Oliveira, que foi a grande vencedora. Ver classificação geral
     

  • SÓ FALTA UM - Publicado por Alex Ripoll - 08 Fev 2013
    Realizou-se no dia 2 de Fevereiro no Estoril, por ocasião do 44º aniversário do Agrupamento, um jogo de Agrupamento denominado "Só Falta Um!". Participou em regime de seções verticais todo o agrupamento incluindo pais. O jogo foi muito disputado e sagrou-se campeã a Equipa Maçarico, formada por pais. Foi entregue a cada seção um prémio de participação no jogo.
     

  • CRUZ DE SÃO JORGE - Publicado por Alex Ripoll - 25 Jan 2013
    Pelos serviços prestados ao Núcleo da Barra, nomeadamente nas obras da atual sede do Núcleo, o Dirigente Frederico Aguiar foi agraciado com a condecoração Cruz de São Jorge - grau Bronze.
    A medalha foi entregue pelo Chefe Regional, José Carlos Oliveira, aquando da cerimónia de inauguração da sede do Núcleo da Barra, no passado dia 17 de Janeiro. Parabéns Fred!

     

  • STAR LEADER - Publicado por Alex Ripoll - 25 Jan 2013
    Com a presença de 10 dirigentes e animadores, realizou-se o XV Star Leader, desta vez em Água Formosa, uma das Aldeias de Xisto, a 10 km de Vila de Rei. Do programa constou várias atividades realizadas antes e durante o encontro. Formaram-se duas equipas: animadores da Expedição + Comunidade e Alcateia + Clã. Na parte lúdica do encontro, foi feita uma caminhada pela serra, desafios a cumprir na região, Geocaching e concurso de culinária (o júri foi composto por habitantes da aldeia). Na parte mais séria, digamos assim, foram focados vários assuntos do dia-a-dia das secções, com partilha de experiências e dicas para um melhor trabalho junto às crianças e jovens do nosso agrupamento. Foi um fim de semana muito agradável e extremamente útil para o exercício das nossas responsabilidades junto às secções. Parabéns ao Bruno Dias & equipa! Que venha o XVI Star Leader!
     

  • LOBIBOSCO 2012 - Publicado por Marcos Gonçalves - 22 Nov 2012
    Nos dias 3 e 4 de Novembro, juntaram-se no Estoril, 50 Lobitos (escuteiros dos 6 aos 9 anos) e 11 animadores (adultos) com presença nas Casas Salesianas do Estoril, Vendas Novas e Évora, sob o tema "A Sociedade da Alegria".
    No sábado, iniciámos a atividade com uma oração orientada pelo Pe. José Jorge. Após a formação de 5 equipas com nomes de santos salesianos (Madre Maria Mazzarello, São Domingos de Sávio, São Callisto Caravario, São José Cafasso e São Luis Versiglia) os lobitos passearam pelo paredão do Estoril, indo até ao Parque Palmela, onde almoçaram. Da parte da tarde, divertiram-se num jogo que se desenrolou na vila de Cascais, tendo tido a oportunidade de fazer algumas brincadeiras, pesquisaram na biblioteca municipal sobre a história do santo da sua equipa, foram conhecer o Farol de Santa Marta e no hipódromo descobrir o que é o Geocaching. Regressados ao Estoril, tivemos um ótimo jantar, preparado com carinho pelas cozinheiras da escola. À noite tivemos um fogo-de-conselho, onde entre canções e aplausos escutistas, cada equipa partilhou a história do santo salesiano da sua equipa. No Domingo, fomos até aos Jardins do Estoril, tendo-se feito alguns jogos numa gincana, para depois participar na Eucaristia das 11h30 presidida pelo Pe. António Marcelino, com a participação animada do Coro dos Escuteiros do Estoril e em partilha com os ADS do Estoril, algumas crianças da catequese e com a comunidade. Após o almoço, despedimo-nos com a vontade de nos encontrarmos numa próxima oportunidade, em ambiente salesiano.

     

  • MARIA BOLOTA - A ESCUTEIRA DO ANO - Publicado por Alex Ripoll - 06 Out 2012
    No sábado, dia 6 de Outubro realizou-se no auditório da Escola Salesiana a tão esperada Sessão Solene de Abertura do Ano Escutista e a entrega dos prémios referente a 2011/12, aos exploradores que mereceram as seguintes distinções: Saber +

    Troféu Melhor Escuteiro - Troféu o Cavaleiro ::
    Saber +
    Maria Bolota - Patrulha Falcão

    Troféu Melhor Patrulha - Troféu Melhor Patrulha ::
    Saber +
    Patrulha Falcão

    Prémio Assiduidade
    - 0 faltas durante o ano ::
    Saber +
    Constança Neves - Patrulha Raposa
    Afonso João - Patrulha Morcego

    Prémio Revelação ::
    Saber +
    Miguel Carmona - Patrulha Lince

         

    * Texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico
     

  • 7 DIAS DE MUITA AVENTURA - Publicado por Alex Ripoll - 04 Ago 2012
    Exploradores retornam da sua grande aventura de Verão.
    O acampamento foi na Herdade das Cabeças das Bardeiras, em S.Gregório (Arraiolos), com muito espaço, albufeira, animais (domésticos e selvagens), ou seja, tudo para sete dias fantásticos de vivência em patrulhas (cujos campos estavam bem separados) e em Expedição e, claro, aventuras, muitas aventuras! De realçar a Celebração presidida pelo Pe.Silvio, a quem, como despedida, foi-lhe oferecida uma pequena lembrança, para que nunca se esquecesse dos “terríveis” exploradores, a quem tanta alegria proporcionou. Nessa Celebração foi realizada a Promessa do Ricardo Coutinho, que se tornou o mais novo explorador. Dentre muitas outras coisas, houve  jogos nocturnos, um deles com o “desaparecimento” de dois exploradores, caça às lebres, jogo de vila em Arraiolos (com direito a piscina às patrulhas que conseguissem terminar o jogo, que foram todas), raid – com início às 5 horas da madrugada, construção de um forno onde se confeccionou pizzas e pães com chouriço, canoagem (um dia inteiro), reconstrução de uma ponte que estava parcialmente destruída, quizz-show, o fogo do conselho, com momentos hilariantes e, como não podia deixar de ser, alguma tristeza dos quatro exploradores que irão transitar para a Comunidade para o ano. Como não poderia deixar de ser, a seguir ao FC e para surpresa de muitos, houve a Survivors Night Disco – uma discoteca, montada em segredo no galpão da quinta, com luz, som, alegria e muita sangria (a fingir) fresca. A última noite em campo só terminou lá para as 3 da manhã. Até para o ano Exploradores! Vocês foram fantásticos! Patrulha Boi
     

  • CAÇADA DE VERÃO - Publicado por Margarida - 04 Ago 2012
    Queridos pais, Tivemos 6 dias cheios de aventuras e grandes Caçadas. São tantas coisas para contar que não conseguimos fazer um resumo. Aprendemos muitas coisas novas. Fizemos construções em campo, com troncos de madeira, uma mesa, bancos, até uma capela. Ajudámos os chefes com os almoços e jantares. Lavámos a loiça. Fizemos ginástica matinal...alguns precisavam para acordar. Alguns de nós jogámos basebol em campo...com pinhas. Ficámos a conhecer Salir e S. Martinho do Porto no Jogo de vila.. Atravessámos um túnel muito giro todos atados pelos pés. Alguns puderam "escalar" umas rochas do outro lado do túnel. Mas como era perigoso só cinco experimentámos. Aprendemos muito na atividade radical, explorámos uma gruta durante duas horas (alguns...outros foram "relaxar" numa piscina...que também é importante). Andámos muito a pé; somos uns campeões. Mas, todos temos de ter coletes...dois de nós esquecemo-nos deles. Tivemos o Pe. Sílvio connosco durante um dia e uma missa muito bonita, como só o Pe. Sílvio sabe fazer. Oferecemos-lhe uma moldura com uma fotografia nossa e com todas as nossas assinaturas. E temos mais duas Lobitas na nossa Alcateia: a Beatriz e a Margarida! Fomos à praia e fizemos jogos para o Inter-bandos numa duna enorme. Desde cambalhotas, estafetas, rolar e a grande corrida final com todos. Mas, acima de tudo, estivemos juntos durante 6 dias. Trabalhámos, aprendemos, brincámos, vivemos tudo o que só um acampamento pode proporcionar. Chegámos à última caçada deste ano escutista, alguns muito cansados, alguns com arranhões e mossas, mas faz parte. Chegámos ao fim como 23 corajosos Lobitos, um futuro Pata -Tenra, uma exploradora que nos ajudou sempre, a Matilde  e, claro, com os nossos quatro chefes...a quem demos muitas dores de cabeça, mas muitos momentos que também eles não vão esquecer. Sim...eles devem-se queixar mas gostam muito de nós. Apostamos que vão ter saudades. Alguns de nós vamos passar para os Exploradores (já crescemos e vamos aprender coisas novas), a Leonor vai para a Alcateia dos Salesianos de Lisboa, o nosso Pe. Sílvio vai para o Porto, mas não vamos esquecer a nossa Alcateia deste ano. E, em outubro, lá vamos estar para receber quem quiser juntar-se a nós.
    Beijinhos, a Alcateia 43 a melhor!!!!!!!!

    * Texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico
     

  • XXII RAID STAR 2012 - Publicado por Alex Ripoll - 17 Jun 2012
    Com um percurso iniciado na Quinta do Pisão e seguindo pela Barragem do Rio da Mula, Vértice Geodésico da Pedra Amarela, Capuchos, Penedo, Colares, Praia das Mação, Praia Grande, Almoçageme, Ulgueira e terminando no Cabo da Roca, sagrou-se vencedora desta actividade a Patrulha Lince.

    * Texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico
     

  • 1º RAID TT BARRA - Publicado por Jorge Emídio - 06 MaI 2012
    A nossa Comunidade e a Equipa Wojtyla estão de parabéns pelo 3º lugar obtido nesta atividade. » Ver percurso - Google Earth

    * Texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico
     

  • SALESCUTA 2012 - Publicado por Jorge Emídio - 04 Mar 2012
    No passado fim de semana de 25 e 26 de fevereiro a Comunidade 61 e os Pioneiros de todos os Agrupamentos sedeados nas casas salesianas (Évora, Vendas-Novas, Prazeres, Estoril e Manique) realizaram em Mogofores mais um Salescuta. actividade que tinha como objetivo a partilha da vivência escutista vivida em cada agrupamento através de um conhecimento mais profundo sobre a vida de Dom Bosco. No sábado realizaram um raid, um terço vivo e o fogo de conselho, no domingo tiveram a seu cargo a animação litúrgica da eucaristia.

    * Texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico

     

  • PROJECTO OXIGÉNIO - Publicado por Jorge Emídio - 25 Fev 2012
    Os Escuteiros do Estoril conscientes e empenhados na redução da sua pegada de carbono, resultado da sua atividade escutista, decidiram como Agrupamento tornaram-se parceiros ativos do Projeto Oxigénio, plano de promoção e defesa da Natureza e da biodiversidade no Concelho de Cascais, criado pela Agência Cascais Natura.
    O Agrupamento 75/Estoril procura assim e progressivamente a mudança de comportamentos ambientais entre os seus elementos. Em 2010 adotou um talhão de 05 hectares onde através de ações regulares participam todas as secções, contribuindo assim para esta iniciativa de responsabilidade social e ambiental. O projeto desenvolve-se na localidade do Zambujeiro/Pisão de Baixo, através de ações de desadensamento do Pinheiro-de-halepo, plantação de espécies autóctones com identidade genética - Carvalho-Cerquinho e Azinheira, retancha, recolha de sementes e o acompanhamento da fase de endurecimento da plantação (3 anos). Como forma de reconhecer a participação dos seus elementos nesta atividade o Agrupamento, criou uma insígnia evolutiva que atribui anualmente aos que mais se envolveram neste projeto. O Agrupamento 75/Estoril tem como parceiro fundamental neste projeto a EPPA* - projeto LNEG/EDP. * Estação de Propagação de Plantas Autóctones – Central Termoelétrica de Setúbal

    * Texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico
     

  • 43º ANIVERSÁRIO DO AGRUPAMENTO 75-ESTORIL - Publicado por Alex Ripoll - 25 Fev 2012
    No fim de semana de 4 e 5  de Fevereiro, comemorou-se mais um aniversário do Agrupamento 75. Fundado em 31 de Janeiro de 1969, sob a inspiração de D.Bosco e Baden-Powell, dois homens que, em épocas distintas, dedicaram as suas vidas à juventude, o Agrupamento 75 tem promovido, ao longo de todos esses anos, uma linha de acção que visa o desenvolvimento de valores cristãos e de cidadania a milhares de crianças e jovens que praticam o Escutismo. Do programa das comemorações constou uma Vigília (Velada de Armas) a nível de Agrupamento, onde se realizou um Terço Vivo – o Corpo Nacional de Escutas dedicou o ano de 2011/2012 a Maria - com a participação de todos os escuteiros, animadores e pais. No dia seguinte, realizou-se um grande Jogo de Agrupamento, seguido da Eucaristia, celebrada pelo nosso assistente Pe.Silvio, onde se deu a tão esperada Cerimónia de Promessas, protagonizada por algumas dezenas de novos lobitos, exploradores, pioneiros e caminheiros. No final da tarde, houve um lanche-convívio, entrega de prémios e diplomas, finalizando com o cantar dos parabéns à volta do grande bolo de aniversário.
     

  • GRUPO PIONEIRO 61 MUDA DE NOME - Publicado por Jorge Emídio - 21 Fev 2012
    Depois de muitos anos de tradição no Grupo Pioneiro a secção foi confrontada com a necessidade de fazer grandes alterações, a mudança do próprio nome e o nome das equipas. Com a implementação do novo programa educativo na associação, iniciado em outubro de 2011, o Grupo Pioneiro 61 passou a designar-se por Comunidade 61. As equipas de pioneiros que anteriormente tinham como Totem o nome de um animal, passaram a designar-se por Patronos, adotando agora nomes de personalidades - Um Santo da Igreja - pioneiro da Humanidade ou um herói nacional. Depois de um intenso debate, e com a preciosa colaboração do criativo Bruno Dias, a Comunidade 61 apresentou oficialmente os novos distintivos de equipa. Fazemos votos que estes novos patronos façam história no Agrupamento por muitos e bons anos. Ver aqui

    * Texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico
     

  • RECICLAR... É ESCUTISMO! - Publicado por Jorge Emídio - 17 Dez 2011
    A reciclagem de tinteiros e toner's permite-nos poupar recursos naturais, bem como contribui para a proteção do ambiente, evitando-se assim a deposição destes resíduos no aterro sanitário. Os Caminheiros do nosso Agrupamento estão a participar ativamente na campanha nacional de recolha de tinteiros e toner's usados, através de um protocolo assinado entre o Corpo Nacional de Escutas e a empresa Ecorecolha. Para que a nossa participação, seja um verdadeiro sucesso o Clã vai precisar da ajuda de todos. Caso tenhas um toner ou tinteiro vazio, podes colaborar connosco e com o ambiente, entregando-o na nossa sede durante as tardes de sábado. Caso não seja possível envia-nos um email que nós recolhemo-lo no domicílio. Ajuda-nos a divulgar esta campanha junto dos teus amigos, familiares e também na tua escola ou mesmo no teu local de trabalho. O Clã Sta. Eufémia agradece desde já a colaboração de todos!

    * Texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico

     

  • NÓ DE MÉRITO - PETER NUÑEZ - Publicado por Jorge Emídio - 18 Nov 2011
    Desde Lobito no Agrupamento o Peter Nuñez termina neste momento a sua vivência de Caminheiro tendo percorrido incessantemente a sua caminhada escutista no Agrupamento! Ao longo de todos estes anos, foi crescendo, aprendendo e fazendo viver o escutismo... Nestes últimos 4 anos no Clã 42 Sta.Eufémia viveu os ideais do Homem Novo, ouvindo e percorrendo a palavra de S. Paulo e com a sua persistência e vontade de seguir o Rumo certo, tornou-se uma referência sendo mesmo o último resistente dos que da mesma idade foram saindo por este ou aquele motivo... Foi o garante da continuidade e muitas vezes o apoio da Chefia de Clã, principalmente nos momentos chave... Por estes motivos e por ser de inteira justiça para com a sua vivência escutista e exemplo a seguir pelos seus pares, a Direção do Agrupamento decidiu propor a atribuição da condecoração Nó de Mérito.

    Nota: Texto extraído da OSA nº 400

    * Texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico
     

  • BEATRIZ LOPES - A ESCUTEIRA DO ANO - Publicado por Jorge Emídio - 06 Nov 2011
    No passado dia 08 de outubro na Sessão Solene de Abertura do Ano Escutista, foram entregues os mais antigos e cobiçados troféus e prémios do Agrupamento. Este ano, data que se comemoram 30 anos da sua existência e antecedendo os vencedores, estes troféus desfilaram com pompa e circunstância perante os olhares atentos e curiosos de todos aqueles que encheram por completo o auditório da Escola Salesiana do Estoril. Este ano a entrega destes troféus teve a presença especial de dois antigos exploradores, que orgulhosamente pertenceram à Expedição 30, antigo Grupo Explorador 30 - Ricardo Marques, vencedor do 1º Troféu "O Cavaleiro"  e Carlos Andersen Guia da Patrulha vencedora do 1º Troféu "Melhor Patrulha" troféus que se disputaram no ano escutista de 1980-81. Regista-se também que o Prémio "Assiduidade" teve este ano a particularidade de ter sido atribuído, pela primeira vez a quatro exploradores. Esta é a prova que a assiduidade nesta secção é levada muito a sério. Todos estes troféus são património da Expedição 30 e do Agrupamento 75, e encontram-se atualmente em exposição no Museu de Agrupamento.

    Nota: Atualmente não existe conhecimento na associação da existência de Patrulhas e troféus com mais de 30 anos de existência.
    » mais

    Troféu Melhor Escuteiro
    Beatriz Lopes - Patrulha Raposa

    Troféu Melhor Patrulha
    Patrulha Raposa

    Prémio Assiduidade
    Marta Simões - Patrulha Cavalo
    Rui Gusmão - Patrulha Falcão
    Soraia Castelo - Patrulha Falcão
    Tiago Martins - Patrulha Falcão

    Prémio Revelação
    Mateus Moura - Patrulha Lince

    * Texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico
     

  • CORO DE AGRUPAMENTO - Publicado por Inês Gray - 03 Out 2011
    Estão abertas as inscrições para o coro. Gostas de cantar? Sabes tocar algum instrumento? Não precisas de ser nenhum génio da música, só é preciso alegria e vontade! Inscreve-te e junta-te à família do Coro do 75! Contamos contigo! Inscrições aqui

     

  • RITUAL DE PERTENÇA - Publicado por Alex Ripoll - 29 Set 2011
    Realizou-se no auditório, no dia 24, uma cerimónia inédita na Expedição – O Ritual de Pertença, cujo objectivo foi integrar os novos elementos, noviços e aspirantes,  nas  cinco patrulhas. Dantes, essa integração era feita de uma maneira trivial e rápida, numa simples formatura. No entanto, a Equipa de Animação decidiu criar um modelo novo, onde se mistura um pouco de espectáculo, boa disposição e até um pouco de…magia. Primeiramente, cada guia de patrulha subiu ao palco e expôs o seu argumento para a seguinte questão: “Os que entrarem para a Patrulha … terão muita sorte porque…”. No fundo, eles foram ali para fazer uma espécie de marketing das suas patrulhas. O Ritual de Pertença deste ano teve como imaginário o 1º filme da saga Harry Potter, concretamente a cena quando os alunos novatos eram encaminhados, pelo Chapéu Seleccionador, para as equipas de Hogwarts, cena esta que foi adaptada para o contexto dos exploradores. Assim, um a um, quando cada novo elemento era chamado, sentava-se no banco, punha-se-lhe o Chapéu Seleccionador, e, com a varinha mágica, dizia umas palavras mágicas e apontava ao sítio de onde “aparecia do nada” o símbolo gigante da patrulha para onde iria. O Guia desta patrulha aparecia e vinha buscá-lo (em geral carregando-o às costas) e levava-o para junto da patrulha. Quando os 15 novos elementos já estavam integrados, pensava-se que a cerimónia tinha acabado, mas não. Faltavam os dois novos elementos da Patrulha Boi que fizeram o mesmo ritual. Foi diferente, divertido e marcante. Espera-se que as futuras equipas de animação mantenham a fórmula para que se torne mais uma das várias tradições existentes na Expedição.

     

                                   © 20072015 Escuteiros do Estoril